Em outras praias

sábado, 11 de fevereiro de 2017

QUAIS CUIDADOS TER NA HORA DE BRINCAR EM PLAYGROUNDS


- Fonte: Pexels

O playground (também conhecido como parquinho) é um ambiente perfeito para as crianças, já que ele conta com brinquedos divertidos que estimulam os pequenos fisicamente e ainda serve como local de socialização para os pequenos. Mas nem tudo são flores, e a área também oferece alguns perigos caso algumas medidas não sejam adotadas.

Então, para os seus filhotes aproveitarem com muita alegria e segurança, confira algumas dicas práticas e muito eficientes dos cuidados na hora de usar o playground!      


5 DICAS PARA AS CRIANÇAS BRINCAREM COM SEGURANÇA


Ter atenção com alguns pontos simples mas bastante importantes ajuda os pais a se sentirem mais tranquilos quando as crianças estão se divertindo no playground. Logo abaixo separamos cinco dicas fáceis de colocar em prática para garantir a segurança dos seus filhos nesse momento de lazer.        

1 - Fique de olho na criança

A primeira medida pode parecer óbvia, mas é importante ressaltar: não perca seu filho de vista quando ele estiver no playground. Supervisionar a brincadeira com atenção evita que a criança se meta em alguma situação perigosa, garante que ela esteja se divertindo da forma correta e em um brinquedo apropriado.

            Outro fruto dessa supervisão é poder observar o comportamento dele quando se relaciona com outras crianças e, assim, avaliar se você precisa - ou não - instruí-lo a respeito de como se comportar e conviver no espaço. E, dependendo do playground e da idade da criança, você pode até participar da brincadeira também!

2- Escolha um playground equipado com piso apropriado

Ao decidir em qual playground você levará o seu filhote, é importante ter atenção com algumas características do ambiente e uma das principais é o piso! Ele precisa não apenas ser confortável para a garotada, mas, principalmente, ter propriedades que resguardem a segurança da criança.

No meio da diversão, é muito comum que tombos e pequenas quedas ocorram, e um parquinho precisa estar preparado para isso. Para tanto, deve contar com um revestimento que absorva impactos, seja atóxico e antiderrapante. As opções mais populares e eficientes são a grama sintética e o piso emborrachado com revestimento de E.V.A..

3 - Tenha atenção com o material dos brinquedos

Além do material utilizado no revestimento do piso, aquele usado na confecção dos próprios brinquedos também precisam ser levados em conta. De forma geral, existem materiais mais apropriados para cada faixa etária:

l  o plástico é indicado para crianças mais novas;
l  a madeira para aquelas um pouquinho mais velhas;
l  e o metal para a garotada entrando na pré-adolescência.

Esses são os três tipos mais comuns de playground, e oferecem resistência, conforto e segurança - por isso, dê prioridade para parquinhos que utilizem algum (ou mais) deles.

Fique atento também ao estado de conservação dos brinquedos: rachaduras, plástico descolorido, pregos à mostra, entre outros fatores, indicam que o material não está nas melhores condições.

4 - Siga as indicações de faixas etárias dos brinquedos

Cada item do playground possui uma faixa etária para a qual é indicado. Portanto, não deixe que o seu filho acabe usando um brinquedo que não corresponde à idade dele - nessa hora, aquela vigilância constante da primeira dica é fundamental.

Esse cuidado não somente evita que o pequeno acabe se machucando, mas também tira o melhor proveito do espaço, já que ao usar um item apropriado, a criança tem um modelo pensado para ela, levando em conta suas características físicas e psicológicas.

5 - Previna acidentes

É como diz aquele ditado: melhor prevenir do que remediar. Portanto, antes de soltar a criança no playground para um tarde de brincadeiras, dê uma revisada na roupa dela para identificar alguma peça que ofereça certo risco. Por exemplo, um capuz ou cachecol pode acabar se enroscando em algum brinquedo ou até mesmo causar estrangulamento em situações mais complicadas.

Viu só como existem dicas muito simples e práticas têm um grande potencial para garantir a segurança da criançada nos playgrounds? Tendo atenção com essas medidas você terá mais tranquilidade e seus filhos poderão aproveitar o espaço sem machucados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!!

Outros Posts

Carregando...