sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU QUAL SERÁ A COR DOS OLHOS DE SEUS FILHOS?

Cor da pele, dos olhos, tipo sanguíneo, doenças hereditárias, comportamento...o assunto genética gera muitas dúvidas nas pessoas. 


Provavelmente você já tentou imaginar como seu filho pode parecer. Será que ele vai ser alto como o seu pai? Será que ele terá cabelo crespo como o seu? Ou será que ele vai herdar senso de humor de seu avô?

Especialistas estimam que há 60.000 a 100.000 genes em 46 cromossomos em um ser humano. Um bebê recebe 23 cromossomos da mãe e 23 do pai. Com todas as combinações possíveis dos genes, um par de pais tem o potencial para produzir 64 bilhões de crianças diferentes (8 vezes mais que a população mundial). Isso provavelmente lhe dá uma ideia de como é impossível prever exatamente o como será seu bebê.


A genética é complexa, mas com algum conhecimento você pode obter algumas informações para orientar a sua imaginação.Como se vê, a maioria dos traços humanos são poligênicos (muitos genes agindo em conjunto). Para complicar ainda mais as coisas, em algumas características – tais como altura, peso, e especialmente de personalidade – ambiente também tem uma influência significativa sobre quais genes são expressos e que continuam a ser silenciado.

Cor dos olhos

Se houvesse apenas um par de genes envolvidos na seleção de cor dos olhos, haveria no máximo, três tons de cor dos olhos – castanhos, azuis, e talvez verdes. Mas os olhos humanos vêm em todo um espectro de diferentes tons dessas cores. Isso porque a cor dos olhos é uma característica poligênica.A cor dos olhos é determinada pela quantidade de melanina, ou pigmento castanho, na íris olhos escuros têm grandes quantidades, azuis têm muito pouco, e por ai vai. Como diferentes genes são responsáveis por quanto pigmento castanho você herdar e onde ele aparece no olho (mais marrom ou azul pode cair no centro ou bordas externas do olho) há uma grande possibilidade para uma ampla variedade de tons. É ainda possível que dois pais de olhos azuis a ter filhos de olhos castanhos.



Características faciais e corporaisCertas características faciais, tais como ondulações e simetria facial (a alta sobrancelha de um lado do seu rosto, por exemplo) são acreditados ser dominante e filtrado através das gerações, já a forma de mão, forma de dedo, a forma de unha, e os traços incomuns, como o cabelo muitas vezes aparecem ao longo de gerações.

Os padrões de impressões digitais foram mostrados para funcionar nas famílias, assim como dentes tortos podem ser herdados também, porque a configuração da mandíbula e a inclinação dos dentes são geneticamente determinadas. Há até mesmo um gene específico para “dente em lacuna” que foi descoberto e é acreditado para ser dominante.

Para se ter uma idéia do quais peculiaridades e características faciais seu filho pode herdar, examine fotos de parentes mais gerações.

Se é verificado que a maioria dos membros da família têm um queixo proeminente ou um rosto redondo, estes são fortes traços susceptíveis de serem transmitidos.


Altura e peso


Para uma estimativa grosseira da altura adulta:
Soma a altura dos pais em centímetros.
Como é menina, subtrai o número 13. Se fosse menino somaria 13.
Dividindo o resultado por dois, se chega a chamada altura alvo. Claro, a genética é imprevisível ( Este indicador pode conter falhas).

Outros fatores poderosos na altura final do seu filho são nutrição e saúde, se os genes do seu bebê estão programados para 1,75 metros , ele não pode chegar lá, se sua dieta é inadequada ou se alguma outra coisa interfere com seu crescimento. Por outro lado, ele pode crescer para ser mais alto do que o esperado, como estudos têm mostrado que a melhoria da dieta tem contribuído para uma maior altura ao longo dos séculos.

Como magro ou com sobrepeso seu filho vai ser é impossível adivinhar, mas quando ambos os pais são obesos, a criança provavelmente será acima do peso também. Uma criança pode se tornar obesos por causa de seus genes, os hábitos alimentares da família, ou uma combinação de ambos os fatores.

Cor de cabelo


Em geral, o cabelo escuro é dominante sobre a luz. Mas como com a cor dos olhos, cabelo do seu bebê pode vir a ser uma bela gama de tons entre sua cor de cabelo e de seu parceiro. Depende das cores, ou pigmentos, você quer ter em seu cabelo e como eles se misturam. Pais com a cor do cabelo semelhante pode ter um bebê com um tom que é ligeiramente diferente, mas dentro da sua gama de cores.

Mas cores surpresa certamente podem aparecer a partir de pais com diferentes cores de cabelo. Isso geralmente ocorre quando um gene recessivo de cor em um dos pais vem através e se mistura com outra. Assim, um pai de cabelos negros carregando um gene recessivo para cabelo loiro pode potencialmente ter uma criança loira se que o gene se expressa e se mistura com um gene loiro do outro progenitor.

Quanto ao cabelo vermelho, que já foi considerado recessivo, acredita-se agora ser dominante sobre o loiro. Você pode até mesmo ser ruivo e não sabe disso. Seu cabelo pode ter uma tonalidade avermelhada que é mascarado por um pigmento marrom ou preto forte.

Personalidade


Especialistas dizem que não há dúvidas de que muitas tendências de personalidade – por exemplo, como ela reage ao ruído – são geneticamente adquiridas, mas os especialistas também concordam que o ambiente tem uma enorme influência sobre o comportamento. Por exemplo, uma criança pode herdar a tendência a saltar para atividades de risco (um gene “em busca de novidade” foi identificado). No entanto, a sua influência sobre ela e seu ambiente pode causar um bloqueio para ser expressa em menor grau, de uma maneira diferente.

Da mesma forma, as crianças que herdam uma aptidão musical vai florescer em um ambiente encorajador. Mas se ele não está exposto a materiais de arte ou instrumentos musicais, o talento pode ficar em “esquecimento”. Felizmente, ele funciona em sentido inverso também – uma criança nascida sem essa herança genética pode ainda, através do trabalho e determinação, aprender a pintar ou desenvolver inúmeras técnicas.

Não há praticamente nenhuma característica que é inteiramente genética ou ambiental.


Fonte:http://www.ebiotecnologia.org/2016/05/cor-dos-olhos-formas-corporais-altura.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada pelo comentário!