Em outras praias

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Temporal na estrada? veja algumas dicas

Temporal à vista? como agir ao volante

Já passei pelo medo de estar sozinha (ufa que MiMi não estava junto) por uma tempestade que os ventos eram tão fortes que meu carro (uma caminhonete) parado no sinal era levado de lado! Pensa em um pânico! O que eu fiz? fui devagar até um acostamento afastado de árvore e longe de um muro, parei com o pisca alerta ligado (logo pararam outros carros também) e orei / esperei o pior dos piores passar.

Claro que a melhor opção é evitar ficar no meio de uma tempestade enquanto dirige, mas se isso não for possível, essas dicas podem te ajudar a enfrentar o temporal e a estrada com tranquilidade e segurança.

Eles voltaram com tudo. Sim, estamos falando dos temporais que chegam no final de ano e vão até o fim do verão, com direito a muitos raios e trovões. Muitas vezes, um desses nos pega desprevenidos quando estamos dirigindo. 

Medo, nervoso, preocupação são sintomas comuns em uma situação como essa, um desafio até para o mais experiente dos motoristas.

Pode ser difícil evitar uma tempestade, a gente sabe. Por isso, separei algumas dicas sobre como agir durante uma forte chuva que podem deixar o motorista mais tranquilo para enfrentá-la.

1- Dirigir sob chuva forte não é uma boa ideia. Antes de sair, verifique a previsão do tempo e, se possível, considere mudar seus planos caso uma tempestade esteja a caminho.

2- Esteja sempre alerta: Use sua visão e audição para monitorar o que está acontecendo ao redor. Se o céu escurecer ou estiver trovejando bastante, é sinal de que vem chuva forte por aí.

3- Mantenha a calma: Quando está chovendo muito, adeus visibilidade. Além disso, as ruas ficam mais escorregadias. Dirija o mais devagar possível mantendo sempre as mãos no volante e os olhos na pista.

4- Cuidado com a hidroplanagem: Algumas ruas e trechos de estradas formam poças de água capazes de fazer com que o pneu do carro perca o contato com a rua. Se isso acontecer, de novo mantenha a calma. Tire o pé do acelerador, mantenha as mãos firmes ao volante e ande devagar para manter uma direção segura.

5- Evite pontos de alagamento: Se você não consegue enxergar a rua debaixo d’água, melhor não seguir adiante. Pela frente você pode encontrar um buraco ou outros detritos que podem danificar o carro ou causar acidentes. Além disso, água em excesso pode danificar o motor e sistemas elétricos do veículo.

6- Mantenha-se visível: Deixe os faróis ligados, mesmo durante o dia, para melhorar o seu campo de visão e também para que as pessoas consigam enxergar o seu carro em meio ao temporal. Se o vidro ficar embaçado, ligue o desembaçador e mantenha o ar-condicionado ligado para manter o ambiente sempre fresco.

7- Encoste e espere: Se estiver no meio de uma tempestade com relâmpagos, a melhor opção é parar o carro em um local seguro e esperar a chuva passar ou diminuir a intensidade. Se possível, evite lugares com poças de água, árvores, áreas elevadas ou próximas a postes de energiaSe estiver esperando a chuva passar dentro do carro, evite contato com peças de metal no veículo, pois elas são condutoras de energia.

Cuidem-se 

:: 
esse post foi escrito com as dicas de:
João Filho, Engenheiro-chefe da Ford para América do Sul
::

Outros Posts

Carregando...