sexta-feira, 5 de junho de 2015

06 DE JUNHO - DIA NACIONAL DO TESTE DO PEZINHO

O teste é rápido e simples e já pode possui tecnologia que diminui a sensação de dor do bebê

Dia 06 de junho é uma das datas mais importantes para o calendário da saúde da criança, quando é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. O objetivo é conscientizar as mães sobre a importância da realização do teste entre o 3º e 30º dia de vida. O teste detecta doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que podem causar lesões irreversíveis no bebê, como atraso no desenvolvimento neuropsico motor. Não há contraindicação na realização do teste, exceto em bebês desidratados, e a recomendação é que ele seja feito ainda na maternidade.



O teste do pezinho é simples, rápido e seguro e o profissional da saúde conta com uma tecnologia que proporciona precisão, segurança e um corte menos agressivo no calcanhar do bebê. A lanceta BD Microtainer® QuikHeelT é um dispositivo com retração automática e permanente da lâmina, que reduz a possibilidade de um acidente e evita o reuso. A tecnologia de punção pendular facilita a incisão e a lâmina cirúrgica de aço inox extra-fina minimiza a sensação de dor. Este produto cumpre a NR32, norma de segurança que determina que todos os materiais perfurocortantes tenham dispositivos de segurança para evitar acidentes de trabalho causados por contato dos profissionais de saúde com agulhas e materiais biológicos.

A maioria das doenças detectadas pelo teste pode ser tratada antes mesmo de os sintomas aparecerem. A consequência são melhores resultados dos tratamentos e melhor qualidade de vida destas crianças. Dentre as doenças estão AIDS, anemia falciforme, fibrose cística, hipotireoidismo congênito, rubéola congênita, sífilis congênita, fenilcetonúria, hiperplasia congênita de adrenal e surdez congênita de origem genética.

Sugestão de Pauta enviada por Xcomunicação
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada pelo comentário!