busca

Carregando...

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A Internet não é terra de ninguém, cuidado!




Anos atrás, a gente podia postar o que quisesse nos sites (sim, eu sou da época pré blogs, me deixa) e a coisa era bem controlada. Depois de um tempo, as coisas meio que se perdiam no limbo. Hoje em dia não é mais assim, o Google e seus algorítimos avançados que se espalharam praticamente por todos os mecanismos de buscas existentes fazem com que quase qualquer pessoa que tenha o mínimo de vida online deixe traços de maneira praticamente permanente.

Para dar sentido a essa afirmação, a amiga Milene Massucato do blog Diiirce convidou algumas blogueiras para participar de um amigo secreto diferente, a ação Mães Blogueiras Unidas por uma Internet + SeguraNele, nós deveríamos pesquisar as "pegadas digitais" que uma pessoa deixa na Internet. Valia todo tipo de recurso de busca e todas deveríamos fuçar o máximo possível a vida da nossa amiga.




Depois deveríamos entregar o dossiê para a amiga secreta. Descobri dados como endereço, telefone, nome do cônjuge e parentes, formação, histórico profissional, entre outras coisas. Os dados referentes aos filhos achei bastante restritos, ponto pra ela!

Confesso que achava que por trabalhar com tecnologia, meu histórico estava bem blindado, mas minha amiga secreta até que conseguiu encontrar algumas coisas ao meu respeito. Nada comprometedor, mas ainda assim, estamos aí, a poucos cliques de qualquer pessoa. 

Entendam que todos nós já procuramos algo sobre alguém e isso é normal #QuemNunca, mas pessoas mal intencionadas podem usar isso para o mal mesmo, pode usar seus documentos para fazer compras em seu nome, pode usar fotos dos seus filhos em perfis falsos, podem até ver a sua localização para te seguir ou então saber que você não está em casa. Enfim, tá cheio de gente doida no mundo, não dá pra bobear!

Algumas medidas que você pode fazer para se proteger:


- Colocar "cadeado" nos perfis de Twitter e Instagram;

- Não coloque números de documentos e dados pessoais como endereço e telefone em formulários da internet que não são confiáveis (cadastros em geral);

- Deixe seu computador sempre com antivírus atualizado e de preferência com um bom Firewall instalado;

- Evitar aplicativos de check-in no celular;

- Nunca poste fotos que possam identificar casa, escola das crianças, placa de veículos, etc;

- Desabilitar a localização no Facebook;

- Ainda no Facebook, restringir as postagens somente aos seus amigos, nada de postagem pública;

- Aliás, seus amigos de Facebook são todos seus amigos mesmo? Eu faço limpeza periódicas no meu perfil, excluindo na lata pessoas que não fazem mais sentido ter lá lendo a minha vida. Para outras, sem dó jogo no grupo de Restritos, que só podem ler o que eu autorizo. 

A maior lição aprendida com essa experiência é que estamos vulneráveis a qualquer um, inclusive os doidos que habitam esse mundo. Eu já fui vítima de stalkeamento e sei que não é nada legal alguém fuçando todas as suas redes sociais, vendo tudo o que você posta e faz e depois de aprender da pior maneira possível, restringi bastante o que posto por aí.

Tire um tempinho hoje para varrer suas redes sociais, suas configurações de privacidade, suas fotos já postadas. Faça uma limpeza, exclua o que e quem julgar adequado e como nós, tente se policiar daqui pra frente para tentar manter nossos dados, mas principalmente nossa família mais seguras nesse mundo virtual.

Para saber todos os blogs que estão participando dessa blogagem coletiva, clique aqui.

Instagram

Já Curtiu?

Loucura Materna 2011-2014. Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.

visite também