Uma fila imensa, sua barriga pesada, vc usaria ou não a preferencial? Logicamente sim. Porém tem lugares ou pessoas que mesmo vendo seu panceps de 30 e tantas semanas ainda acham q não é necessário ou duvidam da sua necessidade de ser atendida rapidamente.
Fui ao banco e me perguntaram se tinha certeza se estava gravida, q era o chefe q tinha mandado confirmar com todas as grávidas... E numa segunda visita ao mesmo banco, fui perguntada de quantas semanas estava pois era só a partir de 7 meses que a lei se aplicava.
A lei não diz nada disto:
Lei número: 10.048 de 8 de novembro de 2000
Art. 1o As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10048.htm
Vc vai ao mercado, sacolão ou afins e esta com seu carrinho na fila preferencial e olha que tem gente que não é preferencial na fila (no caso era um homem jovem). Chama o funcionário da loja e pergunta se está certa aquela situação.
A resposta é: não posso fazer nada...
Enfim...
Entra no trem/metro e tem alguém não prioritário sentado no banco que é por lei seu direito (mesmo eu achando q todos os lugares deveriam dar preferencia aos idosos, deficientes, grávidas e crianças de colo) e uma pessoa q nem sentou direito já dorme... ronca... Felizmente sempre tem alguém de bom senso q dá um empurrão no inocente dorminhoco e o faz levantar pra vc sentar.
Ou ainda, a pessoa se levanta e fica em pé na sua frente falando que quando estava gravida não morreu pq trabalhava o tempo todo em pé, q sempre pegou o trem/metro e ficou de pé pq não achava necessidade de ficar sentada. Imagina minha cara de vá pintar túnel minha filha...
Mas e quando não tem fila preferencial, assento preferencial marcado e mesmo assim tentam te ajudar de alguma forma? Ah isto é educação minha gente!
Civilidade!
Pensar que vc pode ser o próximo a precisar da fila ou assento preferencial é ser cidadão.
Vamos praticar cidadania?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigada pelo comentário!