Em outras praias

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Receitinha: Cake Pops de Cenoura com Cobertura de Chocolate


(Foto: Arquivo Pessoal)

E depois das receitas de Brigadeiro com Ovomaltine e Nutella e Brigadeiro Branco, vai aí a receita dos Cake Pops de Cenoura. Eu tenho a máquina de Cake Pops, então a receita é feita de uma maneira diferente do que tradicionalmente se faz aqui, mas mesmo assim vamos lá, se você tem a máquina vai com fé e se não tem, dá pra usar a mesma receita como Cupcakes ou ainda com formas de cake pops, que você encontra em casas de confeitaria.

INGREDIENTES DA MASSA:

3 copos de farinha
1 copo de açúcar
1 copo de açúcar mascavo - se não tiver em casa pode ser dois copos de açúcar branco mesmo
1/2 copo de óleo vegetal
3 colheres de chá de fermento
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de canela
4 cenouras bem picadas
4 ovos

Colocar no liquidificador o óleo, farinha, açúcar, sal, canela e bater. Quando estiver homogêneo, agregar a farinhas aos poucos. Com a massa bem molinha, acrescentar as cenouras picadas. Nesse ponto meu liquidificador esquentou muito e eu precisei ir bem devagar. Com toda a cenoura agregada à massa, coloquei o fermento e o bicarbonato. Pra dar uma ajuda, precisei usar o mixer pra terminar de misturar tudo.

Coloquei a massa em um recipiente para confeiteiro (não é o saco, é isso aqui, salva vidas!!) e enchi as formas da máquina já untada com margarina quase até a boca. Liguei a máquina e esperei 6 minutos. Retirei, eles estavam assim:

{Foto: Arquivo Pessoal)

Fui repetindo o processo por vezes infinitas (era muita massa!!) e no final saíram uns cinquenta e poucos cake pops. Desses, alguns estragaram na hora de tirar da máquina e foram devidamente comidos eliminados. Eles ficaram super fofinhos e bem gostosos, a canela dá um sabor muito bom e não fica forte. Na verdade, eles ficaram mais com gosto de pão de mel do que de bolo de cenoura, hahahaha

Coloquei os bolinhos na geladeira para resfriar. Se você não vai cobrí-los, ou não vai colocar nos palitos, acaba aqui a receita e você não precisa nem colocar na geladeira. Se vai prosseguir, coragem e vem comigo (essa parte é muuuuuuuuuuuito chata) e me fez querer me jogar do décimo quarto andar.

PARA A COBERTURA:

Chocolate fracionado. Usei as pastilhas da Harald de Chocolate ao Leite.
Palitos de pirulito. Eu queria o palito longo mas não achei, então comprei palitos de algodão doce e cortei no meio.
Confeitos coloridos, o mesmo que usei nos brigadeiros.

*PAUSA*

Chocolate fracionado é perfeito pra quem não sabe trabalhar com chocolate como eu, porque não tem que temperar nem dar o choque térmico. É só derreter, tá pronto pra banhar e seca rápido. O gosto do Harald é bem bom, lógico que não é chocolate puro ao leite, mas dá bem pro gasto. Já trabalhei com o chocolate 100% ao leite e aquela praga não seca.

*DESPAUSA*

Coloquei o chocolate numa caneca e levei ao microondas por trinta segundos. Mexi bem e coloquei mais trinta segundos. Se colocar muito tempo, o chocolate queima e aí já era. Tem que ser aos poucos. Tirei alguns bolinhos da geladeira, molhei a ponta do palito no chocolate e coloquei no bolinho. Tem uma foto que mostra como deve ser o processo:

(Créditos: http://sugarkissed.net/banana-split-cake-pops/)


Depois geladeira de novo pra secar o chocolate e firmar o palito. Dei um tempinho e fui tirando aos poucos também os bolinhos pra banhar no chocolate. Nessa hora eu já tinha me arrependido de ter começado, pois eu como uma pessoa de muita paciência #SQN achei que era só banhar, confeitar e pronto. Não é. Enganadíssima pelos milhares de vídeos que assisti no You Tube sobre o assunto.

Continuando, tirei o bolinho da geladeira já com o palito bem firme e fui banhar no chocolate. O chocolate deve estar bem fluído, se não estiver, bota mais 30 segundos no microondas. A quantidade de chocolate na caneca deve ser o suficiente para mergulhar o bolinho todo. O processo de banhar é rápido: mergulha no chocolate até o fim, retira e espera cair o excesso de volta na caneca. Essa imagem aqui ilustra bem o processo:
(Créditos: http://sugarkissed.net/banana-split-cake-pops/)

Mais uma vez, tem que ser paciente. Saindo todo o excesso - e isso demora uns três minutos por bolinho - já deixei do lado uma travessa com os confeitos. Aí foi mergulhar a pontinha do cake pop nos confeitos e banhar o resto com uma colher. Como que eu aprendi isso?

CENA 1: Mergulha no chocolate - bolinho solta do palito no chocolate derretido. FIM.

CENA 2: Mergulha no chocolate - espera cair uma gota de chocolate - mergulha nos confeitos, coloca pra secar, excesso de chocolate e confeitos caem pra todo lado, tragédia total. FIM

CENA 3: Mergulha do chocolate - espera uns três minutos pra sair o excesso - mergulha de leves no confeito - retira o excesso dos confeitos - coloca pra secar. Cake pop perfeito! YES!

A partir daí virou linha de produção. Tira da geladeira, banha, espera, confeita, tira o excesso, põe pra secar, bota no saquinho, fecha. O problema é que era uns quarenta bolinhos. Demorou cinco horas - CINCO HORAS. Mas deu tudo certo, amigans.

Aí coloquei tudo em travessas, fechei bem e deixei no freezer por uma semana. No dia da festa, tirei do freezer de manhã até a hora da festa. Ficaram perfeitos!
(Foto: Arquivo Pessoal)


Lições Aprendidas:

1. Confeitos Granulados não são o melhor jeito de confeitar, pois eles soltam muito fácil do chocolate, fica melecado. O melhor deve ser açúcar colorido, que adere melhor.

2. Melhor ainda acho que seria comprar o chocolate fracionado branco e tingir com corante próprio para chocolate nas cores que eu precisava. Teria me poupado umas duas horas.

3. Paciência! Paciência pra fazer os bolinhos, paciência pra esperar o palito secar, paciência pra esperar o excesso de chocolate sair, paciência pra esperar secar. Paciência, só digo isso.


Os cake pops foram distribuídos na festa em casa e também foram pra escola para o parabéns. E digo só mais uma coisa, graças a Deus só se faz aniversário uma vez ao ano, porque olha, o moleque já tá perguntando qual será a cor dos cake pops do ano que vem... 


4 comentários:

  1. UAU!
    Eu adoro cake pops! Nas festas dos meus sempre tem mas eu nunca fiz... tenho preguiça pq nao tenho a máquina!
    heheh
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que depois dessa maratona, to pensando seriamente a fazer sem o palito e sem a cobertura hahahaha

      Excluir
  2. Qual é a capacidade do copo que você usou querida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreia, usei um copo americano, a equivalência é de 240ml. Beijos

      Excluir

Agradecemos o seu comentário!!

Outros Posts

Carregando...