quarta-feira, 9 de abril de 2014

Como diminuir o consumo de sal em casa com o Sal de Ervas

De uns tempos pra cá tenho me policiado bastante em relação ao que Dudu e eu estamos comendo. Aumentei o consumo dos alimentos integrais e de frutas e venho gradativamente diminuindo o consumo de sal e tabletes prontos, que contém uma quantidade absurda de sódio. Essa é uma questão complicada, porque a vida toda vi minha mãe usando esses tabletes numa boa, então aprendi a cozinhar assim, com a justificativa de que a comida ficava sem gosto. 
Depois de começar a fazer uso de temperos naturais no preparo das refeições de casa, vi uma receita muito interessante que diminui o consumo de sal em até 75% , o sal de ervas. Ele é facílimo de preparar e a comida continua saborosa e muito mais saudável. O motivo da diminuição em até 75% da quantidade de sal é que o sal misturado com as ervas dá mais sabor aos alimentos, mas você usará a mesma quantidade no preparo, por exemplo: 1 colher de sal comum = 1 colher de sal de ervas. Menos sal, menos sódio e mais sabor.
Foto: Gnowfglins.com
O preparo é simples, você vai precisar de:

Meio pacote de sal comum (umas 200gr)
Meio pacote de alecrim desidratado
Um pacote de manjericão desidratado
Um pacote de manjerona desidratada
Meio pacote de orégano desidratado
Um pacote de cheiro verde desidratado 
Algumas folhas de louro desidratadas
Outros temperos desidratados da sua preferência. Você pode incluir ou excluir itens da lista acima. Esses temperos são aqueles de 10g do mercado.

Colocar tudo no liquidificador e misturar até ficar homogêneo e fininho. Ele fica meio esverdeado, mas é normal. Guardar em lugar seco e utilizar em todos os preparos. Uso em tudo, desde arroz, feijão, sopa, até no preparo dos pães na máquina de pão.

Dudu, chatíssimo pra comer, não sentiu diferença. Aprovadíssimo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada pelo comentário!