Em outras praias

sexta-feira, 7 de março de 2014

VOLTA ÀS AULAS: Aprenda a montar uma lancheira saudável e turbinada

É hora de voltar às aulas e todo ano as mamães enfrentam o mesmo dilema: montar um cardápio nutritivo e gostoso para seus filhos saborearem durante o recreio. O sonho dos pais é que o filho abra a lancheira e se depare com alimentos gostosos e saudáveis. Apesar dos produtos industrializados serem mais práticos, a saúde da criança deve sempre estar em primeiro lugar. Não se pode negar, que as coloridas bolachas, os chocolates e os famosos salgadinhos agradam o paladar da criançada e facilita muito a vida agitada das mamães, mas de acordo com a nutricionista do grupo NK, Fátima Miquelim, com planejamento e um pouco de vontade, a lancheira pode sim ser turbinada e nutritiva. A profissional montou o cardápio de 1 semana com ideias práticas. Além de sugestões, Fátima dá dicas sobre como higienizar e armazenar os alimentos.


Dicas importantes para uma lancheira saudável e turbinada
1.       Escolha da lancheira: O melhor é adquirir uma lancheira térmica que conserva mais os alimentos, outra opção é colocar saquinhos ou pequenas placas com água que podem ser congelados e colocados dentro da lancheira, o que dará mais segurança para que os alimentos não estraguem principalmente em dias mais quentes.  Embale as frutas e os lanchinhos em papel alumínio, use também potinhos e saquinhos próprios para alimentos. O suco de fruta natural deve ser feito um pouco antes de preparar a lancheira e colocado em garrafinha térmica bem fechada.
2.       Limpeza e Higienização: A lancheira deve ser limpa diariamente para retirar todos os resíduos de alimentos, usar uma esponja macia com água e detergente neutro, retirar detergente e secar bem. Uma vez por semana lavar a lancheira utilizando no final um pouco de água com água sanitária para higienizar.
3.       Horário de preparar a lancheira: A lancheira deve ser preparada um pouco antes de levar a criança para a escola, não sendo possível, no dia anterior prepare a porção dos alimentos e bebidas deixando-os higienizados e embalados dentro da geladeira, e pela manhã é só colocá-los na lancheira na hora de sair com a criança.
4.       Escolha dos alimentos: é importante considerar a idade do seu filho na hora de escolher os alimentos. As crianças pequenas precisam de porções menores, observar a consistência ideal para idade e que seja fácil para comer. As crianças maiores têm mais opções de alimentos. Devemos ensinar as crianças a comer corretamente e a fazer boas escolhas de alimentos, utilizando lanchinhos saudáveis, sucos, achocolatados e frutas, também uma ótima opção é colocar na lancheira uma porção com tomatinho uva sweet grape, que faz bem a saúde e é muito gostoso para comer in natura.  Uma lancheira saudável  deve  ser rica em fibras e nutrientes que auxiliam no desenvolvimento, crescimento  e  manutenção da  saúde das crianças.
5.       Alimentos que devem ser evitados: Em qualquer idade devem ser evitados alimentos que prejudicam a saúde das crianças. Estão vetados: salgadinhos industrializados, guloseimas, coxinha e outros salgados fritos e gordurosos, bolachas recheadas, chocolates em excesso e refrigerantes.
 Contém Glúten e lactose
Crianças pequenas: até 4-5 anos
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
1 caixinha de achocolatado,
1 ou 2 bisnaguinhas com requeijão,
10 uvas sem caroço.
1 caixinha de suco,
1 fatias pão integral sem casca com peito de peru e tomate picadinho (lanchinho em triangulo).
1 ameixa vermelha
1 garrafinha de leite fermentado,
1 fatia de bolo de laranja simples,
6 a 8 tomatinhos sweet grape.
1 Iogurte.               4 biscoitos salgado integrais,
com geleia de frutas.
1 caixinha de água de coco,
4 biscoitos cookies de aveia.
1 banana pequena
Crianças maiores: a partir de 6 anos
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
1 iogurte de frutas com cereais.          10 a 12 tomatinhos sweet grape
1 caixinha de achocolatado,      1 fatia de bolo de fubá
1 pera.
1 suco de fruta,          2 ou 3 bisnaguinhas com requeijão e peito de peru,
1 cachinho de uva.
1 iogurte com aveia,
1 barra de cereal,
1 banana.

1 garrafinha de leite fermentado,
1 pãozinho de ciabata ou sírio com queijo branco, tomate picado e alface,
1 maçã.

                                                                                                                                                                               
Lancheiras turbinadas

Lanche 1
Lanche 2
Lanche 3
1 achocolatado
1 sanduiche de pão integral e peito de peru com tomate e alface picadinho.

1 maçã
1 iogurte com aveia

Biscoitos integral com requeijão.

10 tomatinhos uva
1 Água de coco

2 bisnaguinhas com queijo branco, orégano e rúcula.

1 Saladinha no potinho: uva, morango, tomate sweet grape.

Pauta enviada por Rojas Comunicação

4 comentários:

  1. Gostei do post, querida! Uma lancheira saudável é realmente uma coisa boa e um pouco complicada. Só acho que tem criança que não ia gostar de iogurte com aveia, rs. Pelo menos não a minha filha, mas gostei da ideia de enviar os tomatinhos, minha filha gosta
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Meu filho tá comendo aveia meio enganado, coloco na banana e digo que é açúcar diferente, ele come tudo, hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não concordo que sejam lanches saudáveis. Achocolatado de caixinha, suco de caixinha e pão bisnaguinha? Muito açúcar e sódio. Embutidos? Vejam essa matéria da Revista Crescer: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI330766-15149,00.html

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário!!

Outros Posts

Carregando...