segunda-feira, 31 de março de 2014

Beleza: Porque devemos cuidar da pele?


Os cuidados com a pele no meu caso começaram até que tarde. Sempre tive um cuidadinho básico, lavar, esfoliar semanalmente e fim. Com muita inspiração passava um tônico. Nunca fui de hidratante pois minha pele é mega oleosa. Nunca tive mancha na pele, mesmo na gravidez, só que ao invés das manchas, meu rosto se encheu de espinhas. Espinhas daquelas vermelhas e inflamadas, uma porcaria. Adolescente tardia, eu. FUEN.
Depois de ler uma reportagem sobre a repórter Anna Pursglove, que fez uma experiência de ficar trinta dias sem limpar a pele antes de dormir, percebi que deveria melhorar meus cuidados, pois o cenário era bem parecido. A experiência incluía, além de não limpar a pele adequadamente, também não retirar a maquiagem. Olhem as fotos da repórter e vejam o que trinta dias de falta de cuidados básicos fizeram com a pele dela:


O antes e depois de Anna. Assustador! (Imagem: Reprodução)



Com três dias de experiência, Anna já sentiu a pele mais ressecada e com a aparência cansada. Com dez dias, o excesso de maquiagem nos olhos causou uma irritação e a pele continuou se ressecando. Ao final dos trinta dias, Anna estava com manchas avermelhadas no rosto, 20% mais ressecamento, rugas já existentes estavam mais profundas, poros dilatados e o pior diagnóstico: A pele de Anna envelheceu em trinta dias, o equivalente a DEZ ANOS devido ao acúmulo de maquiagem e poluentes. Triste né?


Depois de ler essa reportagem, criei vergonha na cara e criei uma rotina simples de cuidados, com produtos que podem ser encontrados facilmente e digo pra vocês, minha pele melhorou muito nesses seis meses em que intensifiquei os cuidados. Resolvi compartilhar aqui e convidar vocês a cuidarem também da pele.


Manhã:
  • Lavo o rosto somente com água fria, não uso nenhum sabonete. Você pode usar um sabonete para o seu tipo de pele
  • Passo Água de Colônia com algodão em todo o rosto e pescoço. Esse passo é importante pra mim porque a minha pele oleosa precisa ser limpa profundamente para receber o filtro e a maquiagem
  • Aplico filtro solar para pele oleosa

Tarde:
  • Quando dá, passo lencinhos anti-brilho no rosto. Uso o da Contém 1g
  • Reaplico o pó pra tirar o brilho. Uso o Blot da MAC, mas pode ser qualquer pó que segure a oleosidade


Noite:
  • No banho, uma vez por semana uso um esfoliante para a pele do rosto. Uso o St Yves de Apricot, que já se encontra aqui e não é caro ou um da Clinique
  • Diariamente uso um sabonete líquido para pele oleosa em uma buchinha de esfoliação leve, indicada para uso diário
  • Passo demaquilante nos olhos, uso o bifásico da Nívea, que tira máscara e lápis a prova d'água
  • Passo tônico no rosto e pescoço. Uso o da Clinique para pele oleosa da linha 3-Step número 4, mas você pode usar qualquer tônico indicado para o seu tipo de pele
  • Aplico um hidratante bem leve. Uso o Dramatically Different da Clinique, o único que não enche minha pele de óleo
  • Creme para os olhos da Nívea. Uso um roxinho que não lembro o nome.


Parece muito, mas é tudo muito rápido, em menos de cinco minutos consigo fazer a rotina completa. Já deixo o sabonete e o esfoliante no banho e aplico na pausa do condicionador. Como eu disse, minha pele melhorou demais desde que comecei, as espinhas e cravos praticamente sumiram até no período menstrual. A pele está com aparência mais lisa e mais firme. Sei que existem cuidados e produtos melhores, mas no momento é o que tem me atendido.


E vocês, o que fazem pra deixar a pele em dia? Quais os cuidados?

Observação: Todos os produtos deste post foram adquiridos por mim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada pelo comentário!