segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Dicas do que comer na fase da amamentação?

Meninas, percebi ao longo do meu trabalho com as gestantes e puérperas que a alimentação durante a amamentação é um questão que preocupa as mulheres. Por isso resolvi dar dicas sobre o assunto no post de hoje.
Mães, tomem muita água! Ingerir líquidos ajudará, e muito, na quantidade de leite materno. Você vai perceber que amamentar dá muita sede, aproveite os instintos do corpo e beba muita água. Sucos naturais e chás são muito bem vindos, mas dê preferência em beber água.
Você deve estar se perguntando: Posso comer todo tipo de comida? Será que certos alimentos provocam determinadas reações no bebê? A resposta é simples; cientificamente não temos comprovações de que sim e nem que não! Produtos como brócolis, repolho, feijão, ovo, marisco, chocolate, milho, cebola, alho, comidas muito temperadas ou condimentadas, alimentos industrializados e corantes têm sido apontados como causadores de cólicas. Minha sugestão neste caso é que, se por um acaso, seu bebê tenha cólicas e você esteja ingerindo os alimentos citados acima, suspenda da sua dieta por um ou dois dias determinado alimento e observe se os sintomas desaparecem.
Evitem as bebidas alcóolicas. A cafeína é uma substância que também deve ser evitada ou pelo menos reduzida durante a fase de amamentação. Em grandes quantidades, pode causar reações de irritabilidade e agitação no bebê. Isso sem falar no desconforto no estômago da criança. Minha dica aqui é trocar o café pelo tipo descafeinado. Lembrem-se, chá preto, refrigerantes e chocolates também contêm cafeína e devem ser consumidos com moderação.
Incluía proteína extra na sua dieta para garantir a produção de leite. Escolha alimentos ricos em cálcio e vitaminas.
Coma de 3 em 3 horas e passe longe das gorduras, frituras, embutidos e enlatados. Prefira alimentos grelhados, assados ou cozidos e dê preferência aos cereais integrais, que ajudam a saciar a fome. A alimentação saudável é uma grande aliada da amamentação. Não se preocupem em fazer dieta muito restritiva e exercícios físicos muito intensos, estas atitudes podem prejudicar a amamentação.

Em caso de dúvidas, procure um nutricionista. A orientação nutricional com um especialista é sempre bem-vinda. A Daniele Assessoria para Gestante oferece este serviço para você. Nossa equipe conta com profissionais especializados em gestantes e puérperas, conte conosco, será um prazer estar ao seu lado neste momento mágico de sua vida!


Um comentário:

  1. Mamães,
    Na minha face de amamentação eu bebia muita agua, e dava preferencias a sucos naturais, até mesmo na gravidez.
    Quando tive o Bênjamin, eu optava em comer carnes grelhadas, e sempre legumes cozidos na agua, purê de babatas, e não me preocupei com dietas, mais sim, em comer alimentos saudáveis, assim o meu leite materno ficou rico em vitaminas e proteínas para meu bebê.
    No meu caso, só o fato de eu amamentar, já emagreci tudo no 1º mês.
    Então, uma dica é sempre comer coisas saudáveis e tomar muito aguá, por que dá sede mesmo. rsrsrs

    Espero ter ajudado com meu relato.

    CURTA minha pagina no face.

    https://www.facebook.com/Demamaepramamae

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário!!