segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Lição de casa: a missão

Tem um ano mais ou menos que o JP trás lição de casa, uma vez por semana, sempre na quinta, pra entregar na segunda.
Além da pasta de lição de casa, vem um pasta com uma música ou brincadeira para fazer em família.
A lição de casa nesta idade nem sei bem se concordo, porém, já vou criando uma rotina de onde fazer, como fazer e assim por diante, para quando chegar lição de casa maior já saber por onde iniciar.
Geralmente não faço na quinta feira a lição, só faço na sexta ou no domingo de tarde, mas sempre olho o que é a lição pra saber se leva tempo. As brincadeiras/músicas não tem muita rotina, pois pra cantar e brincar sempre é hora.
Na hora da lição de casa, sentamos na mesa com o material para fazer a lição, desligo a tv, rádio e "lemos" juntos a lição de casa. 
Começamos a fazer a lição de casa, a fazemos, mas o problema é que o Jp acha que sempre tem que fazer mais do que é pedido. Tem que desenhar, recortar, colar, além do que é pedido.
As duas últimas lições foram complicadas. Uma delas era pra recortar as letras do nome e a outra imagens de famílias. 
Como agora ele se acha grande (3 anos, quase 4) acha q recortar é recortar tudo. Recortar até o pensamento. E depois de recortar o pensamento tem que colar no papel da lição de casa.
Aí já viu né? Pessoa aqui que quer que a lição de casa saia a mais linda e perfeita do mundo, com um menino que quer colar as letras tudo grudadas uma em cima da outra e milhões de famílias me deixa um pouco nervosa (leia a beira de um ataque de nervos).
A técnica usada é: fazer a lição da folha da escola e ter uma folha reserva pra ele fazer as lição do jeito que ele quer. 
Como ele curte fazer a lição de casa, deixo ela se estender para a folha reserva para ver o que ele mais gosta de fazer, escrever...

E como é na casa de vcs?

2 comentários:

  1. Aqui em casa é igualzinho, com a diferença que a lição vem na sexta e não na quinta. Normalmente é algo bem rapidinho, mas tb tenho que ter outra folha pra continuar a "lição", senão é choradeira na certa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que a lição de casa não se torne um fardo com o passar da idade né? Beijos!!

      Excluir

obrigada pelo comentário!