sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Inserir pai no processo da gravidez

Meninas, tenho visto que os pais estão cada vez mais participativos na fase de gestação, e acho esta atitude fantástica!
Eu como Baby Planner tenho como papel tentar inserir o futuro papai em todas as atividades e processos da gestação, e são poucos os que não se animam com a idéia, seja por falta de tempo, vontade ou paciência. Apesar de a mulher carregar o bebê no ventre, o filho não é apenas dela, e nada mais justo que o homem esteja sempre pertinho, observando, tocando a barriga, participando de tudo, dando opinião e fazendo escolhas juntamente com a gestante. Foi-se o tempo que gravidez era coisa apenas de mulheres!
A maneira que eu encontrei de inserir mais e mais os pais no processo de gravidez é convidá-los a participar da equipe de saúde, que determina a atuação do parto, acompanhar a gestante nas consultas e exames, fazer um curso preparatório para casais grávidos, manter contato com o filho ainda dentro do ventre, conversar, cantar. É interessante também oferecer os mesmos livros ou revistas sobre o universo gestacional que a gestante está lendo para o papai, desta maneira ele ficará tão bem informado quanto a grávida e poderão comentar sobre os mais variados assuntos deste momento tão especial para ambos. Sugiro aos homens ajudarem a futura mamãe a escolher a cor do enxoval, o tema do quarto e até mesmo as roupas novas da gestante. Outra forma muito importante é auxiliar e porque não, controlar a alimentação da grávida, que neste momento deve ser sem excessos e equilibrada.

Papai, não ceda o seu papel para a sogra, tias, cunhadas ou amigas. Curta a gravidez ao lado de sua companheira e aproveite, pois passa muito rápido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada pelo comentário!