terça-feira, 30 de julho de 2013

Dúvidas sobre amamentação?

Durante o período de férias fizemos algumas postagens sobre amamentação, e surgiram muitas perguntas.
Com isto, consultamos a enfermeira obstetra Kelly P. Coca para responder algumas das que chegaram para nós.

Se continuar com dúvida, pergunte!!!
Nosso email: contato@loucuramaterna.com
Página no facebook https://www.facebook.com/LoucuraMaterna
Instagram: @loucuramaterna e twitter @loucuramaterna


1- O tamanho do seio influência a produção do leite?
Não, o tamanho da mama se diferencia pela quantidade de gordura, e não pelo tecido da mama que produz leite.
2- A mastite pode ocorrer mais de uma vez?
Sim, a mastite pode ocorrer várias vezes, e a história de mastite anterior aumenta o risco de novas ocorrências.
3- A amamentação previne doenças na mulher?
Sim, amamentar diminui o risco de câncer de mama e ovário, além do risco de hemorragia e anemia pós-parto.
4- Durante a gestação já há produção de leite?
Durante a gestação a mulher ocorre a produção de colostro à partir das 28 semanas. O colostro dura cerca de 7 dias após o nascimento, e a produção do leite propriamente dita, ou seja, a "descida do leite", ocorre entre 48 a 72 horas pós-parto.
5- Há mulheres mais suscetíveis a rachaduras nos seios?
Existe fatores que estão associados ao aparecimento de lesões nos bicos invertidos, situação em que a mama está cheia ou empedrada e pega incorreta do bebê no peito.
6- Quando a amamentação deve ser descontinuada? (em casos de quais doenças mãe/bebê)
A amamentação dificilmente é contraindicada. Situações de suspensão são infrequentes, mas são indicadas quando a mãe inicia uso de medicação que passa para o leite e pode prejudicar o bebê (quimioterápicos e imunossupressores, por exemplo). A amamentação não é recomendada quando a mãe apresenta infecção HIV pois, tem risco de transmissão para o bebê.
7- Passar o próprio leite nos seios ajuda a diminuir as rachaduras?
O leite materno hidrata a região do bico e protege de infecções devido as propriedades antibactericidas do leite. O leite também ajuda na cicatrização das lesões.
8- Existe algum tipo de sutiã mais apropriado usar durante a amamentação?
Existe sutiã fabricado específico para mulheres que estão na fase de amamentação, mas não significa que são adequados. O importante no sutiã é ser do tamanho da mama, de forma a cobrir o todo o peito e não parte dele como o sutiã meia-taça! A sustentação é uma característica também muito importante no sutiã para que a mama mantenha-se em posição alinhada.
9- Como podemos saber se o bebê está saciado pelo leite? 
Ao amamentar, não é possível saber exatamente quando o bebê mamou, em volumes. E isso deixa a mulher muito insegura. Não é preciso determinar volume, o bebê mama a quantidade que ele deseja, um ou os dois peitos, e ficaremos atentas ao sinais: fica tranquilo e dorme depois da mama, chora ou reclama novamente depois de um intervalo de 2 a 4 horas, faz bastante xixi, ganha peso adequadamente e a mama fica leve e macia.
10- Quanto tempo em média um bebê mama em cada seio?
O bebê pode mamar cerca de 10 minutos em um peito e ficar satisfeito ou mamar 30 minutos em cada mama para se sentir saciado. Não há regra, cada bebê é único e o tempo pode variar. Vale observar o intervalo que o bebê está fazendo. Se após 1 hora ele acorda e chora para mamar mais, provavelmente precisa mamar melhor para q esse intervalo aumente entre 2 a 4 horas.
11- Existem alimentos que aumentam o leite?
Não existe comprovação científica de alimentos de aumentam a produção de leite. O que realmente faz a mulher aumentar a sua produção de leite é colocar o bebê para mamar, ou seja, quanto mais o bebê mama o peito, mais ela vai produzir leite.
12- Sobre armazernar o leite materno: como fazer, como oferecer ao bebê, pode guardar o que sobrar?
O leite pode ser armazenado dentro da geladeira ou no freezer. Depois de retirado, a mulher deve armazenar em frasco de vidro com tampa de plástico, identificar com data e hora da retirada. Vale retirar mais de uma vez no dia e juntar em um único frasco, mas a validade será considerada sempre da hora e dia da primeira retirada. Leite armazenado na geladeira tem validade de 12 horas e no freezer 15 dias. O aquecimento deve ser feito em banho-maria e a oferta em copinho. Depois que a criança mamou, a sobra deve ser descartada.
13- Existe uma forma de fazer desmame sem sofrimento para mãe ou bebê?
O desmame é natural e gradativo. O sofrimento muitas vezes é da mãe e não só do bebê. A mãe sente dó e acha que está fazendo o filho sofrer. O desmame e o desenvolvimento de independência da criança é natural a medida que ela cresce, desde seja feito gradativamente, ocorre sem problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!!