Em outras praias

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dia do Meio Ambiente é hoje também.




Ontem, 5 de junho, foi comemorado o dia do Meio Ambiente.
Opções para lembrar o dia em algumas escolas:

1) Seu filho chegou da escola com um potinho com feijão plantado  no algodão.


2) Pintou um desenho de pessoas abraçando uma árvore (ou pessoas abraçando o planeta)



3) Ninguém falou nada.

De verdade, eu não fiz nada disto com meus alunos. Conversamos sobre o assunto, pois o tema é constante em nossas aulas. Em todas as aulas o Meio Ambiente está embutido. Seja nas aulas sobre as espécies, sobre o ar, sobre o corpo humano, na física ou na química.

Não, não, o filho de quem fez desenho ou plantou feijão não estuda com uma professora que fala do assunto no dia e no outro dia esquece-se do tema. Estou falando que acho mais válido todos os dias pensarmos e agirmos em algo que pode realmente mudar o planeta que habitamos.

Lembro que há pouco mais de um ano escrevi aqui para o Loucura Materna sobre uma norma que impedia os mercados de São Paulo de distribuírem sacolas plásticas. Um clamor (ridículo ao meu ponto de vista) que só beneficiaria os ricos e os donos dos supermercados, que só o pobre coitado miserável injustiçado e desamparado que sairia prejudicado carregando as compras em sacolas retornáveis ou caixas de papelão e que este mesmo pobre coitado miserável injustiçado e desamparado assim como os ricos continuariam colocando seu lixo em sacolas plásticas para jogar seu lixo fora.

Meses depois, ou nem isto, a tal recomendação caiu e todos aqueles que achavam bobeira puderam ir tranquilos ao mercado e colocar suas compras nas sacolinhas de plástico. Felizmente muitas pessoas recusam as sacolas, felizmente muitos de nós levam sua sacola, muitos de nós usamos carrinhos de feira ou caixas de papelão. E eu tenho esperança que quem ainda leva sacolinha plástica para casa sinta-se mal com esta situação, pois vai entender que não é algo pra beneficiar o dono do supermercado, e sim o planeta, todos nós.

O dia do meio ambiente é hoje, é hoje na hora em que vou fazer minhas compras, é hoje na hora em que eu separo o lixo, é hoje na hora em que eu reutilizo a água da máquina de lavar roupas, é hoje na hora em que eu reutilizo embalagens, é hoje no dia em que eu uso refil de produtos.

Beijos,
Ana Carolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!!

Outros Posts

Carregando...