terça-feira, 30 de outubro de 2012

O descompartilhamento da cama...


Dai que sempre apoiei a cama compartilhada e ainda apoio.

Felipe dormiu no berço desde RN, sempre foi assim, ele dormia no berço dele, quando acordava a noite ia pra minha cama, se dormisse logo voltava pro berço , se não ficava ali e por ai ia. Se estava doente, ou muito frio eu nem hesitava, colocava ele direto pra dormir comigo.

Eu dezembro o Ivan começou a trabalhar no terceiro turno, então eu dormia sozinha, não demorei a puxar o Felipe pra cama comigo. E ai lá ele ficou, o Ivan mudou de turno e o Felipe não voltou pro quarto dele.

Um dia percebi que o Ivan e eu estávamos atrapalhando o sono do Felipe, ele estava dormindo mal, a gente mal podia usar o banheiro que ele se mexia, acordava, resmungava por causa do barulho, então eu decidi tira-lo do nosso quarto.

No dia em que resolvi por em pratica o "descompatilhamento" fiz toda uma preparação.
Subi com o Fe pro quarto, conversei com ele, mostrei e disse que era "super massa" ele dormir no quarto dele, na cama do Mickey, disse que quarto dele era mais legal, pois tem aviões no teto (o lustre), enfim, criei maior cenário. Expliquei que ele era um menino grande já, e que não precisa ter medo de nada.

Nesse dia ele adormeceu às 19hr, fuén pra mim, dormiu no sofá e eu queria faze-lo dormir na cama dele. Subi ele e às 23 hrs ele acordou. Eu fui lá, conversei e expliquei. Ele pediu pra eu aceder a luz, eu acendi a do corredor e deitei ali com ele, ficamos conversando, cantei, contei historias e nada. Então lembrei que de uns tempo pra cá o Felipe tem mania de nos abraçar pra dormir, dai pensei em dar algo pra ele abraçar e se sentir mais seguro. Peguei um coelho de pelúcia dele e coloquei na cama.
Ele rejeitou o coelho, então eu disse: "Filho, o coelho está aqui pra proteger você e pra vc protege-lo. Abrace ele, assim vc vai ter bons sonhos e vc não precisa ter medo tá?
Agora dorme, se vc acordar é só chamar que eu venho aqui..."

Ele agarrou o coelho, e adormeceu...
Acordou às 6 da manhã, foi pra minha cama e dormiu até às 8hr.

Nos dias seguintes as coisas continuaram dando certo, um dia ou outro acordo e tô dormindo com ele na cama, alguns dias percebo ele deitando na nossa cama, mas a maioria das vezes ele tem dormido a noite toda e super bem na cama (com o coelho).
Se ele puder escolher ele escolhe o quarto dele, e a cama dele. Enfim, foi mais fácil do que pensei, e mais uma vez eu conclui: Não podemos forçar, temos que ter força de vontade, paciência, incentivar e conversar.

8 comentários:

  1. Aqui em casa nunca teve cama compartilhada. Meu Pititico gosta de espaço. Se esparrama todo no berço.

    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Aqui tinha dias que eu mal dormia, Felipe é super espaçoso!

    ResponderExcluir
  3. Oi Meninas!!!! Amo, Amo e Amo esse blog!!!!! Acompanho desde a minha gestação  e vcs arrasam!!!
    Acabei de criar um blog, o Blog die Frau, e hoje temos um post sobre dicas de comidinhas para o chá de bebe!
    Seria um enorme prazer receber a visita de vcs!!!
    http://blogdiefrau.com.br/?p=2232
    Bjooooo

    Marina

    ResponderExcluir
  4. Ai, ai, tenho 2 meninas, uma de 6 anos e outra de 2 aninhos... as duas dormem no nosso quarto, quando pensei em mudar a mais velha, chegou a caçula e estamos todos junto e misturado, rs. Agora estamos projtando o quartinho delas e pensando muito nesse descompartilhamento, seguirei suas dicas ;)

    ResponderExcluir
  5.  Oi Dina, aqui em casa é exatamente assim, meu Nickinho(2ano) só quer dormir comigo, as vezes consigo enrolar ele, e ele dorme em seu berço, já o meu Lipe(6anos) quando era pequeno era igualzinho, agora já acostumou e até dorme sozinho, sem o irmão, no quarto dele. Crianças, são uma graça, igualzinhas =)
    Bjos flor!

    ResponderExcluir
  6. Sim, e é uma delicia. Eu confesso que adoro quando o Fe vem pra cama comigo.

    ResponderExcluir
  7. Boa sorte pra vcs Claudia!
    Deve ser uma loucura né? E aja espaço na cama rs

    Beijos, e depois vem contar as novidades viu?

    ResponderExcluir

obrigada pelo comentário!