terça-feira, 16 de outubro de 2012

É trabalho infantil?



Sempre quando se fala em trabalho infantil imagino uma criança pedindo no farol, que está sendo obrigada a ficar ali pq precisa do dinheiro ou pq algum adulto está ali de olho nela, exigindo tal comportamento dela.

Aí quando a Diiirce me fala pra escrever sobre o trabalho do João Pedro me dá um aperto. Nunca tinha pensado que isto é um trabalho, que isto pode ser ruim para ele.

Sempre penso que estou levando ele para tirar as fotos pq ele é bonitinho, pq ele gosta de tirar as fotos, q é legal vê-lo depois nas propagandas.

A primeira vez que o levei pra fazer fotos, foram fotos de brinquedos. Ele tinha q brincar, somente brincar. E ele brincou muito, por uma hora ele brincou sem parar, com brinquedos que ele nunca tinha visto antes e ao mesmo tempo recebeu por isto.

Até hoje fez poucos testes e foram até rápidos: chega faz a foto e vamos embora. E nos dias de fotos realmente demora. Cansa mesmo. Acho que demora mais para os adultos, pq geralmente tem mais crianças e vira um espaço para elas brincarem, cada uma delas leva seu brinquedo, elas sentam no chão interagem uma com a outra. Quando são chamadas para a foto, trocam de roupa e ficam no set fazendo poses do jeito que bem entendem, os fotógrafos mandam fazer gracinhas, eles fazem se tem vontade. E quando não estão a fim, dá se um jeito, num outro momento ou não fazem a foto.

Não sei se é assim para todos, mas como o meu filho é pequeno, para as campanhas que ele fez, foram assim. Passa-se o dia todo pra fazer uma ou duas fotos para campanha.

Já ouvi dizer que algumas campanhas levam dias e dias pra serem feitas, que adentram a noite. Isto não faria com meu filho. Ele é criança, não é um adulto em busca de uma carreira. Não é da vontade dele estar ali, perdendo uma noite de sono, um momento de descanso, de brincar em família.

Quanto tempo isto vai durar? Não sei. Quando começar a atrapalhar a escola, o aprendizado dele, eu paro de levar. Quando eu vir que meu filho não está feliz e se divertindo fazendo foto, paro de levar. Ou também quando eu perceber q os “nãos” que ele levar também são ruins, não levo mais.

Trabalho infantil não!




Blogagem coletiva É da nossa conta!
Data inicial: 16/10
Mais informações:
Fan Page Pró-Menino: http://www.facebook.com/redepromenino
Twitter: @promenino
Site: promenino.org.br
Participe!!!

7 comentários:

  1. Que viés interessante este escolhido pelo Loucura Materna: ler o relato de uma mãe de pequeno modelo contar da rotina das sessões de fotos de publicidade. 
    Meus filhos foram convidados para fazer fotos ou constar do grupo de agenciados algumas vezes, mas nunca aceitamos, justamente por achar que cansa, que é chato e que no fundo é trabalho sim. 
    Agradeço imensamente a participação tão sincera na "Blogagem Coletiva É da nossa conta!" e a chance de nos fazer ver como esta dinâmica acontece dentro da família. 
    Deixo o convite para acompanharem também os excelentes posts sobre o tema, que estamos reunindo aqui  http://bit.ly/BGedanossaconta. Beijos! 

    ResponderExcluir
  2. Eu sei de casos em que os pais forçam os filhos a fazerem testes visando o dinheiro,mas quando a coisa acontece do jeito como vc está dizendo,não sei nem o dizer,trabalho é trabalho,tem alguns questinando as crianças que fazem novelas ou campanhas publicitárias,se estamos falando do trabalho infantil,isso inclui todos os tipos,eu foquei o meu post no trabalho onde há risco p/ a criança.Acho que os pais podem ver se o trabalho na TV ou em campanhas está ou não prejudicando o filho.
    bjs
    http://minhaflorbela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sendo uma brincadeira, uma diversão para ele, não é trabalho. O importante é saber que ele está feliz e ficar atenta para os limites da criança, né?
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc, Ana!! O ideal é saber o limite. Se passar do ponto, é só procurar outro caminho. Afinal tem que ser divertido e não obrigação, né?

    Bjs
    Tati

    ResponderExcluir
  5. Concordo que é trabalho. Aqui meus filhos já tiveram convites, mas não curti a ideia não. Prefiro que sejam crianças por mais tempo. 

    ResponderExcluir
  6. Já fui questionada sobre isso. Se é trabalho infantil.

    Sim, é... mais assim como vc o dia que minha filha não quiser ir mais tirar fotos nem modelar, eu paro...Pra ela é um dia diferente, como vc disse, de fazer novas amizades, brincar... já fui em set que montaram área super legal com recreadora e tudo...Sim, é cansativo tbém pq já ficamos 8 horas esperando gravação para depois não dar em nada...enfim...faz parte. Bjs

    ResponderExcluir
  7. adorei seu post e seu blog, ja viramos sua seguidora...bjos Luana
    www.segunda-viagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário!!