segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dicas para tirar o passaporte de crianças abaixo de 5 anos (Atualizado!)

Viagem com crianças? Você acha muito por aí a respeito da viagem em si, onde ir, o que comprar, mas só depois que se chega ao destino. E os preparativos? Acha-se pouquíssimo, cada cia aérea tem uma regra e as agências de viagem não ajudam em nada. Como já tenho uma certa experiência em viajar com o Dudu, que viajou pela primeira vez aos nove meses e depois disso já foi mais duas vezes pra fora do país, pensei que seria legal compartilhar minha pequena jornada com vocês e ainda de quebra montar um guia pras mamães que também irão viajar com seus pimpolhinhos.

O PASSAPORTE:

O primeiro passo foi tirar o Passaporte pra criança. Depois de entrar no site da Polícia Federal e agendar o atendimento pra um mais de um mês pra frente, descubro que passaporte pra menor de três anos não é tão trivial assim:

- Você se vira pra levar a foto 5X7 (acima de três anos eles se responsabilizam por tirar a foto)

- Ambos os pais tem que comparecer na DPF, além da criança no dia da entrevista e no dia de retirar o passaporte. Caso não seja possível um dos pais comparecer, deve ser levada uma autorização para o outro pai poder solicitar o passaporte. Essa autorização tem um texto livre, mas deve constar minimamente nomes completos, números de documentos e o motivo. Ah e tem que ser com firma reconhecida. A Polícia Federal agora fornece um modelo a ser preenchido, aqui nessa página estão os detalhes e o formulário.

- O passaporte tem validades diferentes dependendo da faixa etária da criança

UPDATE: Agora já no passaporte será emitida a autorização de viagem para menores. Achei isso fantástico, autorizando a criança a viajar com um dos pais, sem a necessidade da autorização em papel pela validade do passaporte.

Em tempo: Não sei se isso é praxe em todos os postos, mas no posto de Guarulhos (Shopping Internacional), não é necessário fazer agendamento quando o passaporte for para um menor de três anos. Somente com o formulário preenchido, a foto e a taxa paga, é possível chegar lá e ser encaixada no atendimento. O segundo passaporte do Dudu tirei assim e foi tranquilo.

UPDATE: Está super difícil encontrar horário. No posto perto de casa não encontrei horário nem três meses pra frente, que é o máximo de antecedência que se pode agendar, tive que marcar em outro posto longe. Portanto se for o caso, marque o quanto antes o seu agendamento.

Vejam o prazo de validade do passaporte para crianças menores de 4 anos:

0 a 1 - 1 ano
1 a 2 - 2 anos
2 a 3 - 3 anos
3 a 4 - 4 anos
4 em diante - 5 anos

A FOTO DO PASSAPORTE (para crianças abaixo de 3 anos):

- Tem que ser em formato 5X7, impreterivelmente
- Fundo branco
- Olhando pra câmera, cabeça retinha

É claro que eu não consegui ninguém que tirasse a foto do passaporte de um bebê tão pequeno, que ainda nem senta. E lá fui eu com a minha câmera, um lençol branco, na janela do quarto pra tirar a foto da criança. Aproximadamente 800 fotos depois usando o burst da câmera, consegui umas cinco fotos aceitáveis. Fui pro Photoshop clarear um pouco e a foto final foi essa aqui ó:



Para retirar o passaporte, não é necessário que o menor compareça, se este não for alfabetizado, basta que um dos pais compareça.

Esse post foi originalmente publicado no Sem Firulas e adaptado com novas informações.


3 comentários:

  1.  

    Thata, seu filhão ficou lindo na
    foto do passaporte! Mandou bem mamãe! [sorrio]


    Prazer estar aqui! Com tempo, venha
    ler e comentar GAROTA FROM IPANEMA no http://jefhcardoso.blogspot.com



    Caso goste do texto e do blog conto
    com seu voto na 2ª fase do Top Blog 2012, obrigado.


    Abraço e uma excelente semana!        


    ResponderExcluir
  2. Legal. importante informação.

    bjo

    PS.: a foto ficou a coisa mais guti guti

    ResponderExcluir

obrigada pelo comentário!