Recebemos um texto bem interessante do site Sem Excessos sobre gravidez/amamentação e sua relação com as bebidas alcoólicas.
Vamos ler?
Gravidez e bebida alcoólica não combinam de jeito nenhum. Os especialistas indicam que não existem níveis tolerados para o consumo de bebida alcoólica durante o período de gestação, principalmente, nos primeiros três meses. O álcool tem passagem livre pela placenta e o bebê, ainda em formação, metaboliza duas vezes mais lentamente a substância que o fígado da sua mãe. Consequentemente, a bebida alcoólica permanece por mais tempo no organismo da criança.
Na fase gestacional, a ingestão de bebidas alcoólicas aumenta os riscos de complicações da gravidez, como aborto espontâneo e trabalho de parto prematuro. “Gestantes que consomem bebidas alcoólicas durante a gravidez, próximo ao parto, por exemplo, podem ter problemas com o hormônio antidiurético e ter uma gestação prolongada indevidamente”, explica o doutor Roberto Theodósio, obstetra da Clínica Vialis de Florianópolis (SC). Além disso, ao nascer, o bebê pode estar com peso abaixo do normal, ter perda de visão e audição.
Por todos esses motivos, a futura mamãe deve zelar por si e por seu bebê, evitando o consumo de bebida alcoólica durante os nove meses de gestação e por toda a amamentação. O médico obstetra ainda aconselha que “manter um ritmo de vida consciente, alimentação saudável, praticar atividade física são a melhor maneira de se integrar com este período”.
Mais informações no site Aleitamento.
Imagem daqui: http://fotolog.terra.com.br/camilaisarte:128
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigada pelo comentário!