sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Tá na hora, tá na hora?

E o post hoje é quase um desabafo. Antes de ser mãe eu não ligava pra marca da chupeta nem pro preço da mamadeira. Muito menos com que idade e em que momento estes itens deveriam ser tirados do meu filho. Daí que você vira mãe e com esta dificílima tarefa vem as mamães-pediatras-donas-do-saber te dizer que tá na hora do desfralde, ou na hora do desmame e tudo mais... Você nem sequer pensou nisso mas começa uma espécie de blogagem coletiva sobre os assuntos. Os bebês vão chegando nas chamadas "idades ideais" para passar de fase (muito bem, agora entende porque ter um filho é como jogar video-game! A cada fase fica mais difícil).

Em qualquer evento social você certamente vai perceber que olhares se voltam para você quando seu filho entra no recinto com uma bela chupeta na boca e um paninho na mão. E vem sempre aquela tia dizer que já está na hora de tirar a chupeta. A coitada da criança tá lá quietinha com seus objetos de transição mas nãooo, voce tem que tirar porque ele terá cáries e porque depois vai ser mais dificil, bla, bla, bla "whiscas saché"...

E além disso, tem as matérias das revistas "especializadas" em maternidade dizer que em cada idade você deve mudar as coisas. E você, doida, com medo que esteja prejudicando seu filho. começa a fazer o que todo mundo está fazendo.

Eu sempre fui doida poor livros, técnicas, blogs e etc e percebi que tudo é uma grande baboseira e que o instinto de mãe e, principalmente a percepção é que deve nortear a educação de uma criança. E mãe sim é um ser especializado em maternidade!


Estas mudanças podem acontecer em determinadas idades mas, acima de tudo, você deve perceber os sinais apresentados por seu filho. meu filho ainda usa mamadeira, lembro que comprei antes dele nascer. Era anti-cólicas e tudo mais, cheia de tecnologia e super moderna, além de cara pra dedéu... mas sabe qual que ele prefere? A baratinha da farmácia! 

Estou cansada de ouvir julgamentos ou gente dizendo que meu pequeno deve usar o copo de transição número tal porque ele não deveria usar mais mamadeira e tudo mais... entendo que ele deva parar de usá-la, certamente isso vai acontecer, claro. Mas não vou deixar de usar em casa, principalmente porque não sinto que ainda é hora, ele tem 1 ano e 7 meses, estou preparando-o para as mudanças mas não vou encanar se ele quiser a chupeta até os 3 anos! Eu nunca quis saber de chupeta e chupei dedo até os 12 anos! Tõ aqui, vivinha da silva!

Se já está difícil ensiná-lo a sair da banheira porque acabou o banho, controlar os acessos de raiva e aguentar a técnica do bode vou mesmo é esperar mais um pouco. Afinal, quando é a hora certa hein?

8 comentários:

  1. Ameiiii o texto... estava conversando justamente sobre isso com uma amiga...
    A chupeta aqui ainda vai longe, junto com a mamadeira... Eu tomei mamadedira e chupeta até 5 anos (juro!)
    Todas as 2 para dormir... Claro que não queria q ela usasse até os 5, mas vou respeitar o ritmo dela e quando achar q é o tempo certo, vou tirar...
    O desfralde aqui to começando a estimular, até pq ela ta avisando antes de fazer o cocozinho... Daí aproveitei essa janela e vamos ver se rola agora...
    E hj tentaremos passar ela p a caminha... Comprei ontem os protetores laterais... Vamos ver no q vai dar, rsrsrs

    bjs e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Pq as coisas tem q ter hora marcada para acontecer?
    Se eu tirei a chupeta do meu filho com uma idade não quer dizer que pro seu filho vale também. E a mesma coisa para todo o resto: mamadeira, amamentar, fralda, ir para cama...Beijos,Ana Carolina

    ResponderExcluir
  3. vai de cada criança, ñ dá opnião dos outros, o meu ñ é tão grudado da chupeta ñ, ele ate andou parando, mas eu ofereci de volta, ele usa só de vez enquando, por escolha dele! 
    mamadeira nunca comprei, ele só toma no copo! mas é pq ñ vi necessidade já que ele mama no peito!
    mas é isso aí...sem essa para hora marcada!
    uso isso para amamentação...amamento a 1 ano e 5 meses e continuarei até quando der...
    Nos que cuidamos deles, nós que sabemos! e ponto!

    ResponderExcluir
  4. AS PESSOAS DEVIAM ENTENDER QUE PESSOAS, CRIANÇAS SÃO SINGULARES, UNICAS...
    CADA UM TEM SEU TEMPO, SEUS DESEJOS E POR AI VAI...

    ResponderExcluir
  5. Eu to em negação, não quero saber de desfralde, nem de cama. Chupeta tenho intenção de tirar logo, mas sem forçar. E mamadeira no máximo até os 3 anos.

    Cada um tem seu tempo, não existe regra, que chatice isso!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo carinho Lara! penso assim tbem, cada um sabe a hora melhor pra isso, chega de padrões!

    ResponderExcluir
  7. Acho que cada um tem sua hora e quando for a hora certa, vai acontecer sem traumas ou sofrimentos. To passando isso com o desmame. Cuque nem está demosntrando ansiedade ou qualquer outra coisa, pelo contrário, to sofrendo mais que ele... rsrsrs

    (psiu, mas num conta isso pra ele! rs)

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário!!