terça-feira, 22 de novembro de 2011

Deixando criança ser criança

Como a Thata já disse aqui, hoje em dia tem um monte de gente que gosta de afirmar que sabe o que é melhor pro seu filho...  Isso pra mim é coisa de gente chata, intrometida, que não tem o que fazer e não cuida da própria vida.

E não é só a sua mãe, sua sogra, a vizinha, a prima da irmã da colega de trabalho da sua cunhada... Tem também um monte de livro, um monte de reportagem, estudo e o caramba a quatro querendo te dizer que tudo aquilo que você imagina sobre como criar seu filho tá errado. É isso mesmo! Não adianta planejar e ter em mente um monte de coisas, princípios e tudo mais. Esquece!! Tudo que você sempre pensou em fazer e faz com seu filho TÁ ERRADO. Avá!

Nessa linha, já cansei de ler e ver por aí mãe que não deixa a criança comer doce, não deixa criança ver TV e coisas do gênero e fica enchendo a paciência de quem deixa. Normalmente, são as mesmas mães que ficam repetindo aos 4 ventos que hoje em dia as pessoas estão adultizando muito as crianças e que elas estão fazendo coisas que não são coisas de criança. Fala que criança não namora, que criança não pode ter perfil no facebook, criança não pode fazer isso ou aquilo. Ok, eu concordo com isso, criança não namora, não acho certo criança ter perfil em rede social e todas essas coisas.

Então deixem essas crianças serem crianças oras! Elas não podem fazer coisas de crianças, vão fazer o quê meldels?? CLARO que ser criança não é só comer doce e ver tv. É também subir em árvore, pular amarelinha, tomar banho de esguicho num dia muito quente, tomar banho de chuva. Brincar de fazer comidinha com as plantinhas do jardim da vó, andar de bicicleta, brincar de carrinho, bolinha de gude, empinar pipa, entre tantas outras coisas.

Mas também faz parte da infância comer doce e ver tv!!! Como não? Por que não? Isso não quer dizer que Ellis, por exemplo, passa o dia na frente da tv comendo bala e chocolate. Mas ela vê tv sim e come doce!! Ela assiste até meus seriados favoritos comigo, reconhece a música tema de Friends, Gilmore Girls... E adora as músicas de Glee, dança todas, porque vê o seriado e ouve as músicas comigo direto.

A carinha e os gritos de alegria dela quando vê o Mickey ou a Minnie e a cara de felicidade dela quando come um brigadeiro não tem preço!! Olha só:



DUVIDO que qualquer criança faça uma cara feliz assim comendo espetinho de manjericão com tomate! DUVIDO!

Se não é pra comer doce e ver tv enquanto criança, vai fazer isso quando? Hein?


18 comentários:

  1. A do espetinho foi ótima!

    Taty vc definiu muito bem a infância! Não sei por que muda-la!!! Quem nunca comeu doce ou assistiu tv na infância? Fez mal? Com ctz não!? Pq privar os nossos filhos disso??
    Sinceramente! Nada foge do controle se soubermos levar!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Não podia deixar de comentar, em primeiro lugar quero deixar claro que respeito completamente a opinião de cada família. 
    Ao acabar de ler o  teu texto fiquei com a ideia que é uma contraresposta a quem opta por educar os filhos sem Tv e sem doces... pareceu-me muito forte (desculpa se estou errada) 
    Aqui na minha casa faço o que acho melhor para a minha família e o que vai de encontro com os meus principios. E acho que a grande diferença entre quem libera a Tv ou os doces está na atitude de como o faz não tem nada a ver com a felicidade da criança.
    O meu filho não vê Tv simplesmente porque em minha casa não existe Tv não acho que a Tv acrescente nada na minha vida logo também não acrescentará nada na do meu filho, mas ele vê por vezes um desenho animado tal como a mamã vê por vezes um filme. 
    O meu filho não comeu doces até quase aos 2 anos e hoje come mas faço questão de sejam o mais saudáveis possíveis. Ele fica com uma cara muito feliz a comer fruta e mesmo alguns legumes isso te garanto :)

    Mas o que eu quero mesmo dizer com isto tudo é que cada um faz as suas opções e o mais importante é ser coerente com elas, e respeitar quem opta por fazer outras opções.
    Sou sincera que não gosto de ver e reprovo (em silêncio, pois cada um faz o que quer) os pais que deixam criança comer com frequência guloseimas e fast-food... não estão a pensar no futuro dos pequenos que poderão ter doenças por isso e sofrer... mas como já disse cada um sela pela felicidade dos filhos à sua maneira. E eu embora não concorde respeito.

    Tudo tem que ser moderado na vida isso é certo e na minha família não se trata de proibir mas sim de uma opção de dar exemplo: alimentação saudável, mente saudável.

    As recordações da minha infancia não são os momentos felizes a comer guloseimas ou a ver Tv mas sim os momentos que passei em família que brinquei com outras crianças... isso é para mim é mais importante.

    Bem já escrevi muito sorry... :)
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Sofia
    A intenção do texto era que ele fosse forte mesmo ;). Mas nem de longe a intenção é desrespeitar a escolha de cada um. Eu só quero que respeitem a minha e muitas vezes isso não acontece!
    E sempre temos que estar prontas pras consequências das nossas escolhas também né? Dos dois lados!Eu nunca que conseguiria não ter tv em casa!! Sou viciada mesmo! haha Então tenho certeza que Ellis vai ser também!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. É neste sentido que eu falo em ser coerente com as nossas escolhas na minha família funciona assim e é assim que nos sentimos bem... mas não tem que ser assim para todos. 
    Não faria sentido nenhum para a tua filha e ela não iria certamente entender uma proibição de Tv quando tu mesma a vês com gosto. 

    E como se costuma dizer: "Cada um sabe de si" :)  pitacos dos outros sem sentido sem terem em conta a individualidade de cada família eu acho mesmo melhor ignorarmos :)

    Há e esqueci de dizer no outro comentário: Gosto muito do vosso blogue, adoro vir aqui :)
    beijo

    ResponderExcluir
  5. Leio escuto e vejo muita coisa mais aprendi a filtra todas as informações, sei que não sou louca a ponto de prejudicar os meus filhos, então faço para eles oque acho melhor, cada casa é um caso. É claro que não sou lesada de ficar entupindo as crianças de bobeira, mais no fim de semana la em casa sempre rola um chocolate, sorvete adoro curtir a infância deles.
    Belo texto!

    ResponderExcluir
  6. Eu deixo as coisas fluirem naturalmente, não forço nem pra um lado nem pro outro.
    Adoro sair com o Dudu pra brincar, deito no chão, a coisa toda, mas tb acho que a TV quietinho no quarto tem seu valor!
    Então, termino com o de sempre, cada um sabe de si, certo? O importante é não achar que a verdade absoluta é só a nossa!
    Beijos sua lynda!

    ResponderExcluir
  7. kkkkk tá certo Thaty!! Super apoiada!!

    Acho q também faz parte de ser criança fazer estas coisas "erradas", tomar bronca, aprontar, deixar a mamãe loucaaaa....

    Só sou contra as pessoas sem noção que não colocam limites nos seus filhos, pq dar limite tb é amor e talvez seja a parte mais difícil de criar um filho mas, é uma coisa que só voce pode fazer pelo seu filho e tem que fazer oras!!

    No mais, aqui em casa é igual, Pedro e Cacá assistem seriados junto com a gente, se acabam no brigadeiro, salgadinho, jogam no IPad e por aí vai... 
    Claro que sempre com moderação!!

    Abaixo as chatonildas de plantão que sempre tem uma fórmula mágica secreta e incrível pra se meter na maternidade alheia!! kkkk

    Bjooo!

    Loreta
    @bagagemdemae 
    www.bagagemdemae.com.br

    ResponderExcluir
  8. É mesmo... vai fazer isso quando????
    A minha filha tem quase 7 meses e eu deixo ela ver TV sim. Ela só não come doces ainda hahahahaha. Mas um monte de gente já me criticou pq ela fica sentadinha no chão brincando e a TV passando algo que ela goste. Pô, pq não? Assim pelo menos ela me deixa lavar uma louça, preparar um suco, uma papinha hehehe. Mas é, criança tem que ser criança, não tem jeito. Infância é uma só. E passa voando.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Vou fazer um comentário só pra dois posts, o seu e o da Dina...rs

    Alice e Vítor tem vida regrada durante a semana, alimentação boa, com tudo que se pode querer: verduras, legumes e vegetais. Não costumo dar refrigerantes ou doces durante a semana, mas se algo especial acontece não fico me matando em neuras: deixo e pronto.

    Já no fim de semana a gente aproveita pra fazer coisas bem gostosas. Pq podem jogar quantas pedras quiserem, mas fast food é gostoso, refrigerante é gostoso, sorvete é gostoso, pizza é gostoso, balas e pirulitos são gostosos!! E como você disse: se eles não forem criança agora, vão ser quando? Vão ser adultos que se entopem de porcaria escondido? Vão ser pessoas que não aprenderam a ter moderação, a ter controle dos limites?

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Aqui é igual Thaty!! 

    Com uma exceção ou outra, a alimentação da Ellis durante a semana é super balanceada! E como eu tuitei ontem, mesmo quando ela come pizza eu incremento e enfio uns legumes lá no meio! hahaNo mais, disse tudo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Sou fã de vcs hahahaha

    O Fe faz 4 refeições na escola todas saudáveis... FDS em casa eu dou besteiras mesmo!
    Tem dias que o almoço é arroz, feijão e salada, mas tem dias que é Nugts e batata frita! Tô nem ai!

    kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Tathy, a #maedemerda aqui ADORARIA que Olívia visse tv, nem que fosse por 2 minutos. hahahaha Aff assistir seriado? Vc consegue?!?! Eu só conseguia naquela fase que ela não engatinhava! depois daquilo, NUNCA mais enquanto ela estiver acordada. Só quando ela dorme! Ou seja, de madrugada!
    E eu não sou a favor de dar um chocolate inteiro pra Olívia comer, mas Olívia sempre come uns pedacinhos do meu chokito! hehe Só não come brigadeiro pq a #maedemerda aqui não faz nem pra ela mesma, quanto mais pra filha #preguiça! Tá, mentira! Não me mate, mas sou a única pessoa no mundo que não sabe fazer brigadeiro! Nunca tive costume de comer! hahaha Meu marido fica de cara comigo! ele que faz brigadeiro em casa! 

    ResponderExcluir
  13. Tenho como base para isso minha própria infância. Fui filha única até os 8 anos e minha mãe vinha de uma família muito (muito mesmo) pobre. Então ela queria que a sua filhinha fosse a mais linda do universo. E eu era, modéstia à parte. Mas ela me enfeitava igual árvore de Natal e me cobrava um comportamento de mocinha: não podia sentar em lugar sujo (calçada, muro, árvores), não podia sentar de qualquer jeito para não mostrar as calcinhas (estava sempre de vestidinhos) e tinha que cuidar para não puxar fio das meias. Eu ia nas festinhas de aniversário e ficava vendo as outras crianças correndo e se divertindo, com a cara e a roupa toda suja de brigadeiro, poeira e suor e eu, sentadinha, de pernas cruzadas, comendo meus docinhos com toda delicadeza de uma moça. Aos 3 anos de idade!
    Por isso me rebelei quando pude "assumir o controle" das roupas que vestia. Virei um moleque. Minhas filhas quase não usam vestidos e quando usam, brigo para que permaneçam limpas até a nossa chegada ao local do passeio ou festa, depois que chegam, que todo mundo já viu o quanto são lindas e estavam cheirosas e limpinhas, tá liberado pra enfiar o pé na jaca!
    Elas vivem de cara suja, seja de feijão ou de chocolate. As mãos, mesmo que sejam sempre lavadas, estão sempre "podres" de poeira, terra ou seja lá o que for. Não dou a mínima.
    Dia desses tínhamos uma reunião importante e tivemos que levá-las junto. Elas limparam todo o salão (onde nos reunimos) com a bunda. Se esfregaram pelo chão, subiram nas cadeiras, dançaram no meio da roda, fizeram sucesso! Nós não conseguimos quase prestar atenção à reunião, e provavelmente ninguém conseguiu. Mas elas não foram em nenhum momento tolhidas de serem crianças. Só chamávamos a atenção quando faziam coisas em que podiam se machucar, ou quando o volume dos seus gritinhos ultrapassavam o limite do tolerável.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Tuka, adorei seu comentário!

    Que delícia! Sabe, eu as vezes tenho essa história de que o Dudu não pode se sujar nos lugares, meu marido então tem uma neurose danada e não deixa o menino fazer nada! Mas to melhorando, no domingo deixei o moleque se melecar de brigadeiro,´pirulito e areia (com graminhas), tudo junto... chegou em casa naquele estado, ahahahahaha!

    Um beijo e parabéns!
    Thata

    Em 22 de novembro de 2011 15:48, Disqus <

    ResponderExcluir
  15. Cá, eu assisto seriados que passam na tv ou em dvd. Ou seja, aqueles que eu sei o episódio de cor. Tá passando na tv, fica ligada, ela assiste. 

    Os inéditos que eu baixo e etc, só com Ellis dormindo mesmo! hahahaEllis também não come chocolate inteiro. Ela come mais doces e coisas assim em festa de aniversário, brigadeiro, beijinho, etc. Em casa eu dou pra ela de vez em quando chocolate, mas tb dou pedacinhos. Mas quando falo doce e etc me refiro também a bolachas, danoninho, iogurtes, bolo... porque tem gente que nem isso dá!Eu eu AMO brigadeiro e sei fazer (bem inclusive) mas pelo bem do meu peso eu evito fazer! hahaha

    ResponderExcluir
  16. Aguardo brigadeiro. Gracta.

    Em 22 de novembro de 2011 17:31, Disqus <

    ResponderExcluir
  17. Eu não me importo com nada disso, cansei de seguir métodos! Tutu come de tudo, faz tudo, só sou regrada com rotina e hora de dormir.

    ResponderExcluir

obrigada pelo comentário!